Um diagnóstico sobre o porque as empresas brasileiras ainda sonegam mais de 400 bilhões por ano

Enquanto o governo brasileiro aposta em reduzir os déficits orçamentários do governo por meio de cortes de gastos e aumento de impostos, quase não se fala sobre o montante de recursos que deixa de entrar nos cofres públicos devido à sonegação de impostos e tributos.

Os maiores valores são devidos à união – Previdência e Imposto de Renda – e aos estados, no modelo de ICMS.

Além do fato dos números colocarem o Brasil na posição, nada honrosa, de segundo lugar no mundo em sonegação (2017), ficando somente atrás da Rússia.

O órgão responsável pela cobrança de débitos ainda não quitados, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), no ano de 2017, calculou que a dívida geral das empresas com o governo era de 1,8 trilhões de reais.

Mas por que se sonega tanto no Brasil?

Independente dos fatores externos, a impunidade, ou a impunibilidade faz parte do problema.

A partir do momento em que a sonegação é caracterizada como fraude fiscal, fica para a empresa o dever de somente devolver ou quitar a quantia que foi anteriormente sonegada, e isso não é suficiente para as empresas “respeitarem” as exigências que o governo impõe.

Talvez se o crime de sonegação, e outros crimes relacionados ao tema, não permitissem que o pagamento do tributo retirasse a possibilidade de punição, certamente a sonegação e as fraudes tributárias seriam menores.

No estudo “Autos de Infração & Sonegação Fiscal”, o IBPT traz informações valiosas para a sociedade, pois graças a ele, é possível ver não somente o valor sonegado, mas quais setores mais sonegaram, quais tributos foram mais sonegados, além de ter informações comparativas em relação aos outros anos em que esse estudo foi realizado.

Você pode fazer o download GRATUITAMENTE desse e de outros estudos realizados pelo IBPT, através do link:

https://ibpt.com.br/estudo-autos-de-infracao-e-sonegacao-fiscal/

O IBPT é sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de estudos e pesquisas sobre temas tributários e de mercado e na prestação de serviços a entidades e empresas.

Um estudo setorial oferece inúmeros benefícios às organizações, como: Agilidade para realizar mudanças, identificação de gaps deixados pelos concorrentes, previsibilidade de crescimento, melhor entendimento do mercado e embasamento para tomada de decisão.

Se você tem interesse em saber mais sobre esses e outros serviços, ficaremos muito felizes em ajudá-lo! Entre em contato conosco:

Email: contato@ibpt.org.br   Telefone: 41 2117-7300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Enviar uma mensagem
    Posso ajudar?
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Close Bitnami banner
    Bitnami