Soluções Tributárias | Soluções de Mercado

Evento

Publicado em 22/08/2016

IBPT realizou 5ª edição do Seminário sobre relevantes questões tributárias!

Estiveram presentes responsáveis pela gestão tributária de empresas situadas em diversos estados do País!

Fonte: IBPT

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação realizou com bastante êxito a 5ª edição do Seminário Nacional do IBPT! O evento ocorreu ao longo de dois dias, sob a eficaz coordenação de Humberto Bonavides Borges, consultor tributário externo de conceituados escritórios de advocacia e consultoria tributária domiciliados nos principais centros econômicos do País, professor de diversos programas de pós- graduações e MBAs promovidos por renomadas instituições acadêmicas do País, e autor de reconhecidas obras sobre tributação empresarial, editadas pelo GEN/Atlas, entre as quais, cabe mencionar: Planejamento Tributário, na 14ª edição, Gerência de Impostos, na 8ª edição e Auditoria de Tributos, na 5ª edição, lançada recentemente.

Nessa 5ª Edição do Seminário Nacional IBPT, os palestrantes analisaram e debateram com gestores de tributos de empresas situadas no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais e Brasília, significativas questões no universo do planejamento, coordenação e o controle tributário, com vistas à legítima redução e adiamento do ônus fiscal, à solução de conflitos de incidências tributárias e, principalmente, à eliminação de contingências na área de tributos incidentes nos negócios realizados pelas empresas.

As palestras sobre temas atuais nas áreas de Imposto sobre a Renda, CSLL, PIS e Cofins foram proferidas pelo combativo advogado tributarista Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Conselho Superior do IBPT e coordenador de relevantes pesquisas realizadas por esse Instituto; pela Dra. Ana Claudia Akie Utumi, doutora em Direito Econômico-Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e sócia responsável pela área tributária da TozziniFreire Advogados; e pelo professor Silvério das Neves, coautor de obras sobre contabilidade, Imposto sobre a Renda, PIS e Cofins, ex auditor fiscal da Receita Federal, onde foi chefe da Divisão de Tributação da Superintendência Regional da Receita Federal em São Paulo, na qual colaborou na elaboração dos Regulamentos do Imposto sobre a Renda de 1994 e 1999.

As palestras sobre tópicos avançados no universo do IPI, ICMS e ISS foram proferidas pelo coordenador desse evento, o notório professor e consultor de gestão tributária, Humberto Bonavides Borges.

O tema central do seminário foi o planejamento, a coordenação e o controle tributário nas empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços. Para Humberto Bonavides Borges, cujo trabalho de coordenação científica, técnica e pedagógica foi qualificado como excelente pelos executivos e liberais que participaram desse evento, "essa sua 5ª edição caracterizou-se pela sua alta produtividade, em face da ampla interatividade dos participantes com os palestrantes e, sobretudo, pelo valioso intercâmbio de ideias e experiências nos lineamentos do gerenciamento da tributação empresarial".  

Para o palestrante Gilberto Luiz do Amaral, conceituado articulista no contexto da governança tributária, "diante do atual cenário econômico em que vive o País, o seminário apresenta relevantes questões que contribuem de maneira significativa na formação de ideias e soluções dos profissionais para o ambiente corporativo".

O seminário reuniu profissionais de todo o País, que trabalham em diversos segmentos tributários e contábeis-fiscais, como: advogados, contadores, administradores, controladores e empresários, que, nessa ocasião, tiveram a oportunidade de dividir conhecimentos, de obter esclarecimento para as dúvidas sobre relevantes questões fiscais, de debater e analisar as possíveis soluções para um eficaz planejamento tributário, a fim de reduzir o ônus fiscal nas empresas e dar maior transparência às demonstrações financeiras.

Segundo Anna Cecília Americano Bonamico, advogada no escritório BCM Advogados, o Seminário nos aproxima da realidade prática, contábil e fiscal das empresas. "Muitas vezes o advogado não está alinhado com estas questões e o curso esclarece de forma pontual, com exemplos pragmáticos, que permite esclarecer os importantes aspectos da tributação empresarial," afirma a Advogada.

Ricardo Magalhães Rosa, que atuou durante anos na área jurídica interna e hoje é sócio do escritório Magalhães Rosa Advogados, o curso se destaca em dois aspectos: conteúdo específico e direcionado aos empresários."Em dois dias de palestras é possível obter um retorno prático e imediato para os negócios, através da troca de informações entre os participantes da atividade", assegura Rosa.

Para Carolina Pacheco, administradora na empresa Dryexcel, o aperfeiçoamento profissional é imprescindível para uma boa administração de empresas. "Por ser administradora e trabalhar na área, senti a necessidade de entender melhor o universo contábil fiscal, e assim, colaborar de forma mais efetiva nas atividades da empresa", declara Pacheco.

Nelson Camargo, supervisor fiscal na empresa Arkema Química, buscou o seminário com o objetivo de se aperfeiçoar, além de se atualizar diante das alterações nas legislações. "É muito importante estar inteirado das novidades que possam contribuir para uma possível redução da carga tributária e que tragam benefícios em prol da empresa", garante esse profissional da área de gestão tributária.

De acordo com Giulia Pippi Bachour, sócia-fundadora na empresa Bachour, Dalvi, Pinto & Oliveira Santos Advogados Associados - BDPOS, o seminário é uma maneira de se manter atualizada a respeito das inúmeras leis e constantes alterações. "É necessário entender a área contábil das empresas, para que o jurídico e a contabilidade caminhem juntos. As exposições colocadas no curso demonstram a importância desses segmentos estarem atrelados", conclui a sócia da BDPOS.

Assim, depreende-se que, em sua 5ª Edição, o Seminário Nacional IBPT proporcionou aos participantes uma rica permuta de conhecimentos e experiências para aplicação de técnicas de tributação que são capazes de melhorar os resultados econômicos das empresas industriais, mercantis e de prestações de serviços. Adicionalmente, vale referir que esse evento possibilitou também um efetivo networking entre os profissionais da área de gestão tributária nas empresas!